top of page

O que são Juros Abusivos?

Juros abusivos são taxas de juros considerada extorsivas, sendo cobradas acima de um valor máximo previsto pelo Banco Central.

​Assim os juros são considerados abusivos quando a taxa é superior à mèdia do Banco Central e maior do que necessário para cobrir o risco da instituição Financeira conceder o empréstimo ou financiamento.

​Esse tipo de juros está comumente assossiado, por exemplo, a financiamentos de automóveis, casas e bens, onde as taxas de juros costumam ser camufladas pelas instituições financeiras.

​De fato, está é considerado uma pratica de má-fé, algo que pode ser contestado na justiça para o qual é possível ficar atento, desde que saiba indentificá-la.  

saiba-como-fugir-dos-juros-abusivos-no-seu-financiamento-imobiliario-blog-amminas-removebg

Busca e Apreensão em Alienação Finduciária?

A alienação fiduciária é um instrumento comumente utilizado no Brasil para a obtenção de crédito. Ela ocorre quando um bem é utilizado como garantia de pagamento de um débito. Em caso de inadimplência, o bem dado como garantia passa a ser de propriedade do credor. Contudo, a transferência de propriedade do bem levanta dúvidas sobre a possibilidade de ação de busca e apreensão em alienação fiduciária.

Agora que já lembramos o que é alienação fiduciária, é importante falarmos sobre o que se trata a busca e apreensão. Resumidamente, a ação de busca e apreensão de bens móveis consiste na procura por um determinado bem e seu consequente recolhimento. Este instrumento é comumente utilizado por credores que desejam recuperar um bem dado como garantia de pagamento de um débito. Para tal, é necessário que o credor comprove a mora, isto é, a existência do débito.

A ação é concedida liminarmente e pode ser apreciada em plantão judiciário. Além disso, o devedor deve primeiro ser notificado sobre o atraso no pagamento e suas possíveis consequências. Caso essa notificação não ocorra, todo o processo de busca e apreensão poderá ser anulado.

como-evitar-busca-e-apreensao-de-veiculos-e1527264458825-5-960x508-1-removebg-preview.png

Entenda o que pode ser feito para se defender!

Se você já tiver contratado um produto de crédito de alguma instituição financeira e esteja suspeitando que o contrato tem taxas de juros abusivas, além de calcular a taxa média de mercado e comparar com a prescrita no contrato assinado  e consultar a calculadora do cidadão , você deve procurar um advogado, pois muitas vezes  não se consegue descobriri a abusividade sem a ajuda de um profissional.

​Deve-se, sempre, buscar um advogado para analisar o instrumento contratual que se pretende revisar e verificar viabilidade da ação judicial. Este profissional poderá analisar com precisão a adequação aos critérios que caracterizam abusividade e fornecer as orientações pertinentes a cada caso com segurança e confiabilidade.

​O advogado contratado deverá análisar e buscar a melhor solução para seu caso em específico e caso necessário entrar com Ação Revisional Contratual de Juros. Simplificando os termo, está ação irá pedir a revisão do contrato por porfissional estabelecido em juizo e, se constatada a abusividade dos juros, a instituição deverá restituir o consumidor, seja por abatimento nas parcelas vincendas, seja por estorno ao cliente.

Lembre-se a repetição do indébito trata da devolução em dobro, pela instituição financeira, dos valores pagos indevidamente pelo cliente.  

bottom of page